WEINMANN, Helmuth Fischer

Natural de São Leopoldo (RS), 1º de fevereiro de 1904. Filho de Carlos Bertholdo Weinmann e Arminda F. Weinmann. Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Porto Alegre, em 1928, especializando-se em Histologia e Embriologia Geral, e foi Livre-docente desta cadeira na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Realizou curso de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro sob o prestígio do Prof. Amadeu e continuando seu curso de especialização foi Assistente da Cadeira de Anatomia Patológica do Instituto Oswaldo Cruz. Atuou ainda como professor catedrático da Escola de Agronomia e Veterinária do Rio Grande do Sul. Ganhou o Prêmio Mariano da Rocha em 1932, por ter apresentado o melhor trabalho sobre "Amebíase" feito em colaboração com o Dr. Nino Marsiaj. Foi médico da Maternidade Mário Totta da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e diretor do Laboratório de Análises Clínicas, de sua propriedade, em Porto Alegre (RS), onde exerceu as atividades profissionais. Entre seus trabalhos científicos destacamos: Sobre Dois Monstros de Anomalias Cranianas; Atualização Diagnóstica de Nicolas Fabre (em colaboração com Jandyr M. Faillace); Exploração da Função Antitóxica do Fígado (em colaboração com Álvaro Barcellos Ferreira). Foi o fundador e diretor do Laboratório Weinmann, entidade laboratorial de análises clínicas. Casou-se com Sylvia Totta (filha do Dr. Mário Totta), de cujo matrimônio teve dois filhos.

 

Relatos de Jorge Roberto Weinmann, filho do Dr. Helmuth Weinmann, médico, em 20 de janeiro de 2010. Acervo Digital MUHM

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 580.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 160-162.

Jornal “A Federação”, Ano XLV, 24 de dezembro de 1928, Nº 294, p.2. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653&Pesq=%22Helmuth%20Weinmann%22&pagfis=65527 Acesso em 17 de janeiro de 2022.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política