ZAGO, Décio Henrique

Natural de Porto Alegre (RS), 23 de outubro de 1913. Realizou estudos no Instituto Ginásio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre (RS), terminando em 1931. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1937. Desempenhou as funções de Interno da 16° Enfermaria do Prof. Sefton, 1933 a 1935; da 17° Enfermaria do Prof. Sarmento Leite, 1934 a 1935; na 18° Enfermaria Cirurgia de Mulheres do Dr. Oscar Seixas, de 1935 a 1937. Foi assistente do Serviço de Cirurgia do Prof. Eliseu Paglioli, interno do Hospital da Brigada Militar, encarregado como professor do Curso de Enfermeiros da Brigada Militar, em Porto Alegre. Especializando-se em Cirurgia e Clínica Geral. Frequentou os serviços de Câncer do Prof. Roffo, em Buenos Aires (1937 e 1939); e de Cirurgia sob a direção do Prof. Finochietto no Hospital Rawson. Em Montevidéu, realizou estágio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina do Uruguai. Em São Paulo, fez curso de cirurgia com o Prof. Benedicto Montenegro, em 1940. Frequentou o Serviço do Prof. Augusto Paulino Filho, na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, fez curso de cirurgia com o Prof. Eliseu Paglioli (1937). Entre seus trabalhos publicados estão ‘’ Relatório da Viagem de Estudos a Buenos Aires’’ e ‘’Quisto Hidatico’’, monografia apresentada à Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Exerceu a profissão em Carazinho (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.582.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política