ZIMMERMANN, David

Natural de Porto Alegre (RS), 2 de julho de 1917– 31 de dezembro de 1998, Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1946. Médico especializado em Psiquiatria. Em 10 de outubro de 1953 ingressou como professor de Clínica Psiquiátrica na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Como professor organizava grupos de estudos, voltado para a psiquiatria dinâmica. Em 1957, criou o Curso de Especialização em Psiquiatria, da Faculdade de Medicina da UFRGS. Foi membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e professor titular do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Membro da Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo, em Porto Alegre, e da Sociedade de Neurologia, Neurocirurgia e Psiquiatria do RS, em Porto Alegre. Foi presidente do Centro de Estudos Luiz Guedes, presidente da Sociedade de Neurologia e Psiquiatria do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Psiquiatria (1975-1976). Como psicanalista foi fundador e mais tarde presidente da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Presidente do Conselho das Organizações Psicanalíticas da América Latina e duas vezes vice-presidente da Associação Psicanalítica Internacional. Publicou dois livros sobre psicoterapia de grupo. Também publicou: “Estudios Sobre Psicoterapia Analítica de Grupo”, Buenos Aires, Ediciones Hormé, 1969;” Planejamento em Psicoterapia”, “Deslizamento da Psicanálise para a Psicoterapia”; “Objetivos da Psicoterapia Dinâmica”; “Interrupção da Psicoterapia” entre outros. Em 1993, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre (RS). Quando estudante David foi editor da Revista Científica do Centro Acadêmico Sarmento Leite da UFRGS. Participou da fundação da Revista Psiquiatria do Centro de Estudos Luiz Guedes, participou da Revista Psiquiatria Dinâmica e foi fundamental na reativação da Revista da ABP. Na Fundação Mário Martins criou os Arquivos de Psiquiatria e Psicoterapia. Sua linha de pesquisa estava voltada para a prática psicoterápica, a psicoterapia analítica de grupo e no ensino. Casou-se com Aida W. Zimmermann (psiquiatra e professora) e tiveram três filhos: Sérgio (agrônomo), Jacques e Heloisa (Psiquiatras).

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/component/content/article?id=73:decada-de-1940&catid=20:formados-medicina-alunos&Itemid=101

http://www.polbr.med.br/ano04/wal0804.php

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política