WEINMANN, Amadeu Ferreira da Silva

Natural de Porto Alegre (RS), 26 de setembro de 1907. Filho de Amadeu Weinmann e Anna Ferreira da Silva Weinmann. Iniciou os estudos primários e secundários no seminário Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo (RS). Frequentou os cursos do Irmão Weibert e Emílio Mayer e o curso de Filosofia do Reverendo Werner, na capital do Estado. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, colando grau a 3 de outubro de 1932. Especializou-se em Clínica Médica, Obstetrícia e Pediatria. Atuou como interno da Enfermaria do Dr. Otávio de Souza e da Maternidade de Porto Alegre; Foi interno do Hospital da Brigada Militar. Clinicou em Ijuí, onde teve hospital próprio, Hospital São Roque, tendo sido um dos fundadores do Hospital de Caridade de Ijuí(RS). Ocupou o cargo de Diretor da Maternidade e Clínica de Crianças do Hospital de Caridade de Ijuí e de médico do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários. Como político, foi eleito vereador pelo Partido Libertador, imediatamente após a queda de Getúlio Vargas, a que combateu no período do Estado Novo. Foi eleito pelo mesmo Partido Libertador, em 3 de outubro de 1954, deputado estadual, para a 40ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1955 a 1959. Foi da primeira turma do CPOR-PA, curso de cavalaria, tendo sido agraciado com a medalha do Pacificador. Foi agraciado com o título de 'Ijuiense Emérito' Pela Câmara de Vereadores de Ijuí. Casou-se com Dalva de Almeida Weinmann com teve seis filhos, Ana, Amadeu, Maria da Graça, Maria Helena, Pedro Jorge e Geraldo Antônio. Viúvo, posteriormente casou-se com Scylla Guimarães Martins.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 580.

HEINZ, Flávio M.; VARGAS, Jonas Moreira; FLACH, Angela; MILKE Daniel Roberto. O Parlamento em tempos interessantes: breve perfil da Assembléia Legislativa e de seus deputados – 1947-1982 – Porto Alegre: CORAG, 2005.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política