MAGALHÃES, Alfredo

Natural de Salvador (Bahia), 10 de fevereiro de 1973 - 1943, em Salvador (Bahia). Diplomou-se na Faculdade de Medicina e Farmácia de Salvador (Bahia), em novembro de 1891, defendendo a tese “O Hypnotismo e a sugestão, suas aplicações na clínica médica”. Iniciou sua carreira como Professor de Química na sua Faculdade de Medicina e Farmácia de Salvador e, em 1911, ocupou o cargo de efetivo da Cadeira de Pediatria e Cirurgia Ortopédica, onde trabalhou ao lado do Dr. Martagão Gesteira. Em 4 de novembro de 1902 foi nomeado diretor do Instituto Naval e Professor de História Natural, sendo, também, Professor de Higiene Mental Geral e da Infância. Afirmava que a interação médico-pedagógica, e a educação e a higiene eram, juntas, as sementes da civilização e bem-estar. Entusiasta do poder regenerador da educação. Defendia o ensino da puericultura nas escolas primárias desde o jardim de infância, quando as meninas podiam utilizar as bonecas como brinquedos instrutivos, preparando-se para o papel de mães atentas e cuidadosas constituindo, assim, verdadeiras “Escolas de mãezinhas”. Foi diretor médico do IPAI desde sua fundação, e depois repetidamente eleito. Entre outras viagens de estudos, em 1913 visitou a Gouttes de Lait de Belleville, em Paris, dirigida pelo Dr. Varriot, fonte de inspiração para a inauguração, em 6 de fevereiro de 1916, de um serviço semelhante na sede do IPAI, com duas secções, remunerada e bonificada. Nesta data, aproveitou a presença de autoridades e da imprensa para propor a ampliação de serviços de proteção materno-infantil, com a criação do restaurante maternal e creche. Juntamente com o Dr. Joaquim Augusto Tanajura e outras entidades beneméritas de Salvador, foi o criador do Instituto de Proteção à Infância da Bahia - IPAI-BA - em 3 de setembro de 1903. Na data de 25 de dezembro de 1936, por ocasião da inauguração do pavilhão hospitalar do IPAI-BA, na colina do Rio Vermelho, foi o mesmo saudado como sócio-fundador, benemérito, diretor médico vitalício e gratuito. Publicou: No primeiro centenário do sacrifício de Lavoisier. Discurso na Faculdade de Medicina da Bahia, 8 de maio de 1894; Na pesquisa do metal de um sal, por via húmida, que lugar deve ocupar a platina na seriação analytica. Anais da Sociedade de Medicina e Cirurgia da Bahia, 1895.

 

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições, 2002, p.17.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p.20-21.

Resumos e Conferências: Os Filantropos da Nação Alfredo Ferreira de Magalhães e a Assistência à Infância na Bahia. Autoria de Maria Martha de Luna Freire, da Universidade Federal Fluminense.

II Fórum de Histórias das Ciências e da Saúde: Perspectivas Historiográficas. Gazeta Médica da Bahia, 2010: 80 (jan./abr).

Vultos da Medicina Brasileira - Professor Carlos da silva Lacaz, São Paulo, 1963.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política