ARAMY SILVA, Olintho de

Natural de São Borja (RS), 20 de outubro de 1902 - 28 de agosto de 1955. Iniciou seus estudos em 1915 na Escola Militar de Porto Alegre (RS), concluindo o curso de Agrimensor. Transferiu-se para o Rio de Janeiro para cursar a Escola Militar do Realengo, participando da revolta de 1922, no movimento denominado “tenentismo”, na época era cadete do esquadrão de cavalaria, foi preso e expulso do Exército. Iniciou o curso de Direito, na Faculdade Nacional, entretanto, devido às perseguições movidas pelas autoridades da época aos remanescentes da revolta, retornou ao RS. Diplomou-se em Farmácia pela Faculdade de Farmácia de Porto Alegre, em 1926, passando a exercer a profissão. Também se diplomou em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1932. Desencadeando a Revolução de 1930, participou marchando com as tropas revolucionárias chefiadas por Getúlio Vargas. Com a vitória da Revolução e a anistia concedida àqueles que se haviam debatido em defesa da legitimidade e da democracia, foi convidado a reingressar no Exército, passando a servir como farmacêutico no corpo farmacêutico no corpo de saúde. Formado em medicina passou a clinicar em São Borja (RS), como cirurgião. Em 1943 sagrou-se em 13º lugar num concurso para ocupar a Cátedra de História e Geografia da Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre, então como o alto posto de Tenente-Coronel. Dedicou-se também ao ruralismo defendendo os interesses da classe ruralista. Em 1951 foi presidente da Federação das Cooperativas de Lã e do Instituto de Carnes em Porto Alegre. Foi eleito, em 3 de outubro de 1954, deputado Estadual, pelo PTB, para a 40ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1955 a 1959. Há uma escola no município de São Borja que leva seu nome.

 

http://www2.al.rs.gov.br/memorial/LinkClick.aspx?fileticket=YWT1LpZRjGA%3D&tabid=3543&language=pt-BR acessado e 22 de julho de 2021

https://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/aramy/historico.html acessado em 22 de julho de 2021

HEINZ, Flávio M.; VARGAS, Jonas Moreira; FLACH, Angela, MILKE, Daniel Roberto. O Parlamento em tempos interessantes: breve perfil da Assembléia Legislativa e de seus deputados – 1947-1982. Porto Alegre: CORAG, 2005, p.94

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 40-41.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições, 2002, p.33.

Relato do vereador Carlos Pessoa de Brum, Sala de Sessões da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 28 de agosto de 1975.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política