BEZERRA DE MENEZES, Adolfo Cavalcanti

Natural do Ceará, 29 de agosto de 1831- 11 de abril de 1900, Rio de Janeiro. Filho de Antônio Bezerra Menezes (tenente da Guarda Nacional) e de Fabiana de Jesus Maria Bezerra. Iniciou seus estudos na Escola de Vila Frade, adjacências do Riacho do Sangue, posteriormente, no Liceu do Ceará, em Fortaleza, aprendeu a língua latina, completando seus estudos. Em 1851, após a morte de seu pai, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1856, com tese “Diagnóstico do Cancro”. Foi interno da Santa Casa de Misericórdia do RJ. Para prover seus estudos dava aulas de Filosofia e Matemática. Atuou no Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, trabalhando como assistente junto ao Cirurgião-mor, Dr. Manuel F. Pereira Carvalho, chefe do serviço. Em 1857 conquistou a condição de membro da Academia Imperial de Medicina da qual foi redator dos Anais Brasileiros de Medicina, periódico daquela entidade, de 1859 a 1861 e, também, foi redator da “A Reforma”, publicação liberal e do Jornal da Liberdade. Foi sócio fundador da Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos (1807). Foi presidente da Cia. Ferro-Carril de São Cristóvão, período em que os trilhos da empresa alcançaram os bairros do Caju e da Tijuca. Publicou: “A Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação” (1869); “Breves Considerações sobre a Seca no Norte” (1877). Das operações relacionadas pelo estreitamento de uretra; Loucura sob um novo prisma (Estudo etiológico sobre perturbações mentais, publicado pela FEB - Força Expedicionária Brasileira). Publicou uma série de artigos sobre a doutrina espírita em O Paiz, periódico de maior circulação e tiragem da América do Sul. Sob o título de “Estudos Filosóficos - Espiritismo”, redigiu e publicou, de 1887 a 1893, mais de 300 artigos com temáticas filosóficas e doutrinas sobre o Espiritismo. Foi Membro efetivo da Academia Nacional da Medicina e Honorário da Secção Cirúrgica; Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa; Membro da Sociedade Propagadora de Artes. Membro da Sociedade Físico-Químico. Membro do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, do qual foi, também, Conselheiro.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 59-61.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p,49.

Dicionário Bibliográfico Brasileiro, J. F, RJ, 1940.

Bezerra, Chico e Você, Francisco Cândido Xavier, São Bernardo do Campo, São Paulo, Grupo Espírita Emmanuel, 1976.

Bezerra de Menezes, Brasília, Câmara de Deputados, 1986 (Col. Perfis Parlamentares, nº 83). Bezerra de Menezes - Fatos e Documentos, Luciano Klein Filho; Wikipédia, a enciclopédia livre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política