CAMPOS VELHO, Alfredo de

Natural de Porto Alegre (RS), 17 de março de 1856 - 19 de dezembro de 1936, em Porto Alegre (RS). Filho de Manoel Matias Terra Velho e Clara Virgínia Louzada Campos. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1887, defendendo a tese “Glycosuria”. Retornou ao RS para atuar como Secretário da Diretoria de Higiene, atuou como Diretor e médico chefe do Hospital de Isolamento. Dedicava-se, também, à agricultura e incentivou o plantio de árvores frutíferas dos bairros Teresópolis e Vila Nova. Em 1895, no bairro Tristeza e suas adjacências, os membros da crescente colônia italiana ali radicada como agricultores trabalhando em suas chácaras fundaram a Sociedade Beneficente Giuseppe Mazzini, destinada a dar consultas médicas e hospitalares. Em 1942, estando o Brasil envolvido na Segunda Guerra Mundial, a Sociedade passou a se chamar Sociedade Beneficente Dr. Alberto de Campos Velho, fundador e patrono da mesma, pelo alto prestígio que tinha no bairro. A atual Rua Dr. Campos Velho (conhecida como Faixa Preta), tinha como nome inicia Rua dos Imigrantes, criada nos tempos do Império, que era um caminho estreito de uns dois quilômetros e meio de extensão, existente na parte sul de Porto Alegre, ligando duas importantes avenidas: a Icaraí e a Nonoai, trajeto que era usado por quase todas as famílias de descendentes europeus no Rio Grande do Sul, no início da colonização de nosso Estado.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 65-66.

Levantamento Nominal dos Formandos na Bahia - 1812 a 2008. http://www.cbg.org.br/wp-content/uploads/2012/07/b_formandos_medicina.pdf acesso em 11 novembro de 2021.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p. 58.

PELLIN, Roberto. Revelando a tristeza. Porto Alegre, 1979;

Arquivos da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

https://gw.geneanet.org/valdenei?lang=en&pz=valdenei+correa&nz=silveira&p=alberto+campos&n=velho   acessado em 23 de julho de 2021.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política