GUSMÃO, David de Azevedo

Natural de Vacaria (RS), 28 de fevereiro de 1922 - 1972. Filho de Gabriel Fayet Gusmão e Maria Ligia de Azevedo Gusmão. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1946. Durante a faculdade foi assistente voluntário da Cadeira de Clínica Cirúrgica. Iniciou sua prática médica em ortopedia e traumatologia na Enfermaria 20 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, dirigida na época pelo professor Gert Eichemberg. Foi também, aluno da Escola de Educação Física da UFRGS, onde se tornou professor e, depois, um dos idealizadores do Curso de Medicina do Esporte. Desta paixão simultânea pela Ortopedia e pela Medicina do Esporte surgiram várias iniciativas, como a criação, em 1962, do Instituto de Ortopedia e Fisioterapia, junto com seus colegas Paulo E. C. L. Eichemberg e José Danesi, instituição considerada modelo no tratamento integrado de doenças músculo-esqueléticas. Também foi presidente do Grêmio Futebol Porto-Alegrense. Em sua homenagem, o Grêmio batizou seu ginásio esportivo de David Gusmão. Foi um dos pioneiros da Medicina do Esporte no Brasil.

 

LECH, Osvandré (Org). Histórias da Ortopedia Gaúcha. Porto Alegre: SOTRS, 2002 https://www.drgusmao.com.br/blog/tradicao-familia-gusmao-ortopedia acesso em 26 de julho de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 96-97.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política