ARAÚJO, José Ferreira de Sousa

Natural do Rio de Janeiro, 1848 - 1900, no Rio de Janeiro. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1867, com a tese “A Alimentação e as Febres do Rio de Janeiro''. Foi médico do Hospital de Misericórdia do Rio de Janeiro e do Hospital Militar de Andaraí. Foi membro da Sociedade de Imigração. Também atuou como jornalista e fundou em 2 de agosto de 1875, no Rio de Janeiro, a Gazeta de Notícias, da qual foi diretor e redator. Introduziu uma série de inovações na imprensa brasileira, como o emprego do clichê, das caricaturas e da técnica de entrevistas, chegando a ser um dos principais jornais da capital federal durante a Primeira República. O objetivo do periódico no momento de sua fundação era lutar pela abolição da escravatura e pela instauração da República. O primeiro editorial da Gazeta de Notícias era assinado por Lulu Senior, pseudônimo adotado por Ferreira de Araújo. Também adotou o pseudônimo José Telha. Traduziu peças de teatro e foi autor de obras como Coisas Políticas (1884), Balas de Estalo (1887), O Primo Basílio (comédia inspirada no romance de Eça de Queiroz) Macaquinhos no Sótão (1888) O Fagundes (comédia de Costumes, 1884).  Foi agraciado como Cavaleiro da Real Ordem da Coroa da Itália. É patrono da cadeira n.° 19 da Academia Petropolitana de Letras, em Petrópolis no RJ. 

 

http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/GAZETA%20DE%20NOT%C3%8DCIAS.pdf acesso em 02 de agosto de 2021.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.105.

http://ihp.org.br/?p=5578 acesso em 02 de agosto de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 143-144.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política