GUIMARÃES ROSA, João

Natural de Cordisburgo (MG), 27 de junho de 1908 - 16 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro. Filho de Flordoaldo Pinto Rosa e de Francisca Guimarães Rosa. Realizou seus estudos primários em Belo Horizonte (MG). Iniciou o estudo secundário no Colégio Santo Antônio, em São João Del-Rei (MG), finalizando em Belo Horizonte (MG). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 1930. Iniciou sua profissão em Itaguara, na ocasião distrito do município de Itaúna - onde clinicou durante dois anos. Foi esta cidadela e seus cenários agrestes que teve contato com as gentes sertanejas, seus modos de vida e hábitos, que serviram de referência e inspiração à sua obra. Deixando Itaguara, serviu como médico voluntário da Força Pública durante a Revolução Constitucionalista de 1932, indo para o setor do túnel de Passa-Quatro (MG) onde conheceu Juscelino Kubitschek de Oliveira, que era médico chefe do Hospital de Sangue. Em 1933, aprovado por concurso para o quadro da Força Pública do Estado de Minas Gerais, foi para Barbacena na qualidade de capitão médico do 9º Batalhão de Infantaria. Em seguida interrompeu sua carreira de médico militar ao ser aprovado em 2º lugar em concurso para o Itamaraty, tornando-se diplomata, profissão que passou a exercer e, em 1938 já era cônsul-adjunto na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Quando o Brasil rompeu aliança com a Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, Guimarães, junto com outros brasileiros, foi preso em Baden-Baden, em 1942, libertado no fim do ano, seguiu para Bogotá (Colômbia), como secretário da Embaixada Brasileira. Entre 1946 e 1951 residiu em Paris, onde consolidou sua carreira diplomática e passou a escrever com maior assiduidade. A vida literária de João Guimarães Rosa começou em 1929 quando publicou o conto “O mistério de Highmore Hall” na revista O Cruzeiro. Em 1936, pela sua Coletânea de Versos Magma, obra inédita, recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras. Foi eleito na Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira de número 2, em 6 de agosto de 1963. Escreveu: Sagarana (1946); Corpo de Baile (1956); Grandes Sertões: Veredas (1956); Primeiras Estórias (1962); Tutameia - Terceiras Histórias (1967); Estas Estórias (1969) (Obra póstuma); Ave, Palavra (1970) (Obra póstuma); Magma (1997) (Obra póstuma).

 

https://www.ebiografia.com/guimaraes_rosa/ acesso em 03 de agosto de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 154-158.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política