MONTEIRO, Jacy Carneiro

Natural de Uruguaiana (RS), 18 de março de 1901 - 27 de fevereiro de 1977, em Porto Alegre (RS). Filho de Sebastião Carneiro Monteiro e Izolina Carneiro Monteiro. Fez seus estudos iniciais nos ginásios Anchieta e Júlio de Castilhos, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1923. Participou de cursos em cirurgia das vias urinárias, no Rio de Janeiro, em 1924. Em 1925 e 1926, sob convite do colega Dr. Carmosino Camargo, foi trabalhar, durante dois anos, na cidade de Lages (SC). Em 1927, viajou para a Europa, onde permaneceu durante um ano especializando-se em Clínicas Cirúrgicas e Urológicas em Paris, Berlim e Viena. Em 1931 foi aprovado por concurso para Docente Livre de Clínica Urológica e, em 1932, Docente de Clínica Urológica, sendo que, em 1941 sua carreira universitária culminou com o título de Catedrático da 1º Cadeira de Clínica Cirúrgica, substituindo o professor Frederico Falk. Participou dos Cursos de: Anatomia Médico-Cirúrgico do Ventre e Abdômem pelo Prof. J. C. Fonseca Milano 1947-1948; Curso de Pediatria administrado pela Prof. Maria Clara Mariano da Rocha, 1949; Curso de Gastrenterologia administrado pelo Prof. Salvador Gonzalez, 1949; Em 1952 retornou à Europa para acompanhar os Serviços do professor Monod, de Cirurgia Pulmonar, e observar a cirurgia incipiente do coração, assistindo aos serviços dos professores Allende e Drou. Também participou do Curso de Extensão Universitária de Anatomia Cirúrgica do Ventre, administrado pelos Profs. Liberato Di Dio e Eugênio de Moura da Fac. Medicina da Universidade de São Paulo, 1953; Curso de Fisiopatologia Renal administrado pelos Profs. José Magaldi e Israel Nussenzveig da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1956; Frequentou o Curso de Cirurgia do Tórax administrado pelo Prof. E. J. Zerbini da Fac. Medicina da Universidade de São Paulo, 1956. Atuou como Médico Auxiliar de Assistente da Enfermaria 17 de Cirurgia Geral e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Foi Cirurgião Geral do Serviço de Urgência do Hospital Geral de Porto Alegre. Exerceu o cargo de Cirurgião Geral da Associação dos Servidores Civis Federais do RS, 1953 e atuou também, como Cirurgião credenciado do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários desde 1952. Em 1960 conquistou uma bolsa de estudos na Rockefeller Foundation, visitando os Departamentos de Cirurgia de Saint Louis, Cleveland, Minneapolis, Clínica Mayo de Philadelphia, Boston e Nova York. Casou-se com Inah Carvalho Carneiro Monteiro, com a qual teve três filhos: José Carlos, Luiz Victorino e Paulo.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 170-173.

Jornal Correio do Povo, edição de 12 de novembro de 1934.

ACHUTTI, Aloyzio (Org.). Cem anos — Formação Médica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998. 3 v.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política