DAHNE, João Alberto Martins

Natural de Santa Rosa (RS), 6 de abril de 1918 - 30 de agosto de 1972, Porto Alegre (RS). Filho de João de Abreu Dahne (engenheiro) e Lilá Martins Dhane. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1945. Especializou-se em neurocirurgia. Em 1946, participou como médico residente da fundação do Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre, no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), dedicando toda a sua atividade profissional, e tendo chegado ao posto de Subdiretor. em 1946. Em 1948 fez o Curso de Especialização de Anatomia dos Centros Nervosos, administrado pelo Prof. José Carlos Fonseca Milano. Em 1951 participou do Curso de Fisiologia do Hipotálamo, tendo como instrutor o Prof. Miguel R. Covián. Também, em 1951, juntamente com Cláudio Fichtner e Artur Mickelberg, foi Secretário-Geral do IV Congresso Latino-Americano de Neurocirurgia, liderado pelo Prof. Elyseu Paglioli. Em 1952, iniciou suas atividades como assistente de Propedêutica Cirúrgica na Faculdade de Medicina da UFRGS, posteriormente atuou como Professor, encarregado do ensino da neurocirurgia. Também atuou como Professor titular da disciplina de neurocirurgia na Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, atual UFCSPA. Membro de numerosas Sociedades Médicas brasileiras e estrangeiras, algumas das quais fundadas com sua cooperação.

https://www.scielo.br/j/anp/a/sJDZZMQXmzhDvxb3N65kYWt/?lang=pt&format=pdf acesso em 24 de agosto de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 177-178

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política