PINHEIRO Filho, João Pitta

Natural de Porto Alegre (RS), em 1869 - 12 de fevereiro de 1952, em Porto Alegre (RS). Filho de João Pitta Pinheiro e Gertrudes Alves. Diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1892. Retornando para Porto Alegre (RS) para exercer a profissão de clínico. Foi Professor da Faculdade de Agronomia, Veterinária e Engenharia de Porto Alegre, do Colégio Estadual Júlio de Castilhos e do Curso de Aperfeiçoamento da Escola Normal, lecionando Psicologia Experimental aplicada à educação, matéria esta pela primeira vez ministrada no Rio Grande do Sul. O Departamento de Saúde constituiu o departamento da Escola de Engenharia destinado aos serviços de assistência médica aos alunos e funcionários da Escola, de inspeção de saúde e de tudo que se referisse à Higiene nos seus Institutos e Estabelecimentos. O Departamento de Saúde da Escola de Engenharia de Porto Alegre, criado pelo ato nª 39 de 12 de junho de 1919, estendeu sua atuação pelo menos até 1934, quando da criação da Universidade de Porto Alegre, que incorporou a Escola de Engenharia e demais cursos superiores, reestruturando administrativamente a instituição. Cabe ressaltar, contudo, que a criação do Departamento representou a institucionalização de um serviço que já vinha sendo realizado pelo professor da Escola, Dr. João Pitta Pinheiro, desde 9 de maio de 1902, ensinou conhecimentos de psicotécnica. Também, atuou no combate a Febre Amarela, sendo destacado pelo Governo do RS para debelar surtos epidêmicos em Porto Alegre (RS). Atuou também como médico legista da então Chefatura de Polícia por mais de 35 anos, aposentando-se como Diretor do Gabinete Médico Legal. Durante muitos anos, atuou como médico clínico e auxiliar direto do Padre Cacique de Barros, participando da fundação do Asilo e, mais tarde, tornou-se Presidente desta Instituição, ampliando as instalações de seus prédios, para albergar um número maior de idosos, de ambos os sexos. Sob sua administração, também, foi construído o Asilo São Joaquim, destinado aos cuidados de meninos, que passou a ser gerenciado pelo Estado, hoje é a atual FASE. Nesta instituição fundou o Gabinete de Neuropsiquiatria Infantil. Na condição de médico generalista foi, junto com os Drs. Deoclécio Pereira, Carlos Lisboa e José Carlos Ferreira, um dos médicos do "Asilo de Alienados" da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, fundado em 1879 e, mais tarde, em 1884, passou a chamar-se de Hospital São Pedro, na atualidade conhecido como Hospital Psiquiátrico São Pedro.

 

Relato do Vereador Carlos de Morais Velhinho. Sala de Sessões de 16 de dezembro de 1954. Anais da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

STEPHANOU, Maria. Uma forma de formação: médicos na Escola Profissional. In: VERITAS, Porto Alegre, V. 42, nº2, Junho de 1997, p. 291-306. 

https://www.scielo.br/j/tes/a/wTKjXHQScqMxKNdtjH58Mnj/?lang=pt&format=pdf acesso em 24 de agosto de 2021.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política