LIBERO BADARÓ, Giovanni Batista

Natural de Laigueglia, Itália, 1878 - 1830, São Paulo (SP). Formou-se em Medicina na Universidade de Turim, Itália, em 1825. Transferiu-se para o Brasil, por volta de 1826 e, estabeleceu-se em São Paulo (SP), participando dos acontecimentos ligados à independência do Brasil. Defensor do liberalismo, foi fundador e redator do jornal O Observador Constitucional (1829), que se tornou um prestigiado periódico pelos seus avançados posicionamentos políticos, o que lhe valeu ser alvo de poderosos desafetos. Atuou como professor ministrando aulas gratuitas de matemática. Na Europa, publicou algumas obras literárias versando sobre fisiologia, zoologia e botânica. Na noite de 20 de novembro de 1830 foi assassinado com um tiro de bacamarte. É considerado um mártir da liberdade de imprensa no país. É patrono da cadeira nº 60 da Academia de Medicina de São Paulo.

 

https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/biografias/149/BIOGRAFIA-GIOVANNI-BATTISTA-LIBERO-BADARO.pdf acesso em 11 de janeiro de 2022.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.172

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 210-212.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política