ESTRELA, Maria Augusto Generoso

Natural do Rio de Janeiro, 10 de abril de 1860 - 18 de abril de 1946, no Rio de Janeiro. Filha de portugueses, Albino Augusto Generoso Estrela (comerciante) e Maria Luzia Generoso. Formou-se em Medicina no New York Medical College and Hospital for Women, no Association Hall de New York, Estados Unidos, em 29 de março de 1881, defendendo a tese “Moléstias da Pele”, recebendo uma medalha de ouro por seu desempenho. A Dra Maria Augusto, concluiu o curso em 1879, mas não tinha a idade exigida pelos estatutos da faculdade para receber o diploma. Assim, aguardou dois anos para completar a maioridade e receber o grau de doutora em medicina. Durante a espera do diploma, Maria Augusta frequentou cursos e estagiou em vários serviços médicos de Nova Iorque. A ela se juntou uma segunda jovem e colega de faculdade, Josefa Agueda Felisbella Mercedes de Oliveira. As duas fundaram em 1881, em Nova Iorque, um jornal denominado “A Mulher” – destinado aos interesses e direitos da mulher brasileira. É a 1º mulher brasileira a se diplomar em Medicina no exterior, recebendo recursos financeiros por parte do Imperador Dom Pedro II, sendo considerada "Bolsista do Império”, de acordo com o decreto de 20 de outubro de 1871. Retornando ao Brasil, revalidou seu diploma na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, passando a exercer sua profissão atendendo mulheres e crianças. É patrona da cadeira nº 64 na Academia de Medicina de São Paulo. Dá nome a uma rua na cidade de Poços de Caldas (MG) e a uma rua em Porto Alegre (RS). Casou-se com António Costa Moraes (Farmacêutico, formado pela Universidade de Leipzig e proprietário da Farmácia Normal) e tiveram cinco filhos: Samuel, Matilde, Bárbara, Luciano e Antonio.

https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/biografias/91/BIOGRAFIA-MARIA-AUGUSTA-GENEROSO-ESTRELA.pdf Acesso em 12 de janeiro de 2022.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 228-229

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política