COUTO, Miguel

Natural do Rio de Janeiro, em 1º de maio de 1865 - 6 de julho de 1934, Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Oliveira Couto e de Maria Rosa do Espírito Santo. Fez os estudos secundários no Colégio Pedro II, no RJ. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1885, defendendo a tese “Da Etiologia Parasitária em Relação às Moléstias Infecciosas”. Trabalhou primeiramente em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, como assistente interno do professor Silva Rabelo na Santa Casa de Misericórdia. Em 1886, clinicou em Niterói e, no ano seguinte, ajudou, no Rio, a combater a febre amarela. Foi Professor de clínica médica e Diretor da Faculdade de Medicina do RJ. Reformou o ensino da matéria, criou laboratórios para exames médicos e montou uma instalação radiológica. No ano seguinte, passou a ser encarregado da 21ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ. Ingressou na Academia de Medicina, apresentando o trabalho “As Desordens Funcionaes do Pneumogástrico na influenza”, em 1896. Dois anos mais tarde, foi efetivado como catedrático da Faculdade de Medicina, defendendo a tese Dos espasmos nas afecções dos centros nervosos. Ampliou sua atividade no magistério em 1911, assumindo a cátedra de clínica médica, e no ano seguinte caracterizou, a partir da observação de sopros cardíacos, a Síndrome de Miguel Couto. Iniciou também o tratamento do impaludismo com azul de metileno e fez pesquisas sobre o câncer e o beribéri. Também foi membro correspondente da “Societé de Patologie Extique” e da “Associé Etrangé de la Academie de Medicine” de Paris, de Paris. Membro e vice-presidente da Sociedade Médica dos Hospitais do Rio em 1909. Membro Honorário da Academia de Medicina de Buenos Aires. Membro da Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal do Rio de Janeiro. Membro Honorário da Associação Médica Cirúrgica do Rio de Janeiro. Membro correspondente da Academia de Medicina da Colômbia. Doutor “Honoris causa” da Universidade de Buenos Aires. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará. Presidente de Honra da Liga Brasileira de Higiene Mental. Publicou: A Gangrena na Febre Amarela; e, juntamente com Azevedo Sodré “O Tratado sobre a Febre Amarella”. Membro da Academia Brasileira de Letras. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina. Deputado Federal em 1933. Casou-se com Maria Barroso Jales Couto com quem teve o filho: Miguel Couto Filho, médico e político, ministro da Saúde (1953-1954), governador do estado do Rio de Janeiro (1955-1958) e senador (1959-1967).

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. P. 243-247.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.195.

https://www.academia.org.br/academicos/miguel-couto/biografia Acesso em 17 de janeiro de 2022.

Jornal “A Federação”,  Ano LI, 8 de junho de 1934, Nº 130, p. 8. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653&Pesq=%22Miguel%20Couto%22&pagfis=75601 Acesso em 17 de janeiro de 2022.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/miguel-de-oliveira-couto Acesso em 17 de janeiro de 2022.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política