LAUREANO, Napoleão Rodrigues

Natural de Riacho de Natuba, na época integrava o município de Imbuzeiro (PB), em 22 de agosto de 1914 - 31 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Filho de Loriano Rodrigues Laureano (Tenente do exército) e de Theiphila Bezerra da Silva. Diplomou-se em Medicina na Universidade de Pernambuco em 1943. Foi discípulo do Prof. Argeu Magalhães, anatomo-patologista e, após, frequentou o Serviço Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro. Foi um dos primeiros médicos paraibanos pioneiros no tratamento clínico e cirúrgico do câncer. Retornando a João Pessoa, exerceu sua profissão de médico clínico-generalista, especializado em cirurgia do câncer. No Rio de Janeiro ocupou o cargo no Serviço Nacional de Câncer, em reconhecimento do Governo e da Nação pelos seus esforços humanitários. Adoeceu de câncer e sua moléstia desencadeou uma inédita campanha nacional em prol da assistência hospitalar dos cancerosos do Brasil, contribuindo para a fundação do Hospital de Câncer da Paraíba e da Fundação Nacional do Câncer, no prédio na Praça da Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro, que, mais tarde, esteve sob a liderança do Dr. Mário Kroeff. Casou-se com Marcina Sampaio de Melo Laureano. Há uma rua no município de Porto Alegre (RS), no bairro Passo da Areia que leva o seu nome.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. P. 247-248.

http://www.ihgp.net/luizhugo/napoleao_laureano.html Acesso em 19 de janeiro de 2022.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política