FERREIRA DA SILVA, José Parreira

Natural de Porto Alegre (RS), em 9 de abril de 1920 - 09 de agosto de 2015 -  Porto Alegre (RS). Filho de José Ferreira da Silva e Maria Gomes Parreira (Neta do Conde de Porto Alegre). Estudou no Colégio Anchieta e foi seminarista em Salvador do Sul (RS). Serviu ao exército no Rio de Janeiro, iniciou o curso de medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e se diplomou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1948. Estagiou na maternidade Mario Totta, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e também no Laboratório Faillace. Participou do Curso de Cirurgia, administrado pelo Dr. Bruno Marsiaj e, do Curso de Colposcopia, conduzido pelo Dr. Werner Soldan; Curso livre de Endocrinologia Sexual Feminina, sob a orientação do Prof. Dr. Arnaldo Nicola Ferrari. Na cidade de Torres (RS), atuou de 1948 a 1951 junto ao Posto de Higiene e Maternidade (atual prédio da Pousada da Prainha) e também em consultórios improvisados localizados na Rua José Antônio Picoral, no Hotel Farol e ainda em farmácias. Além de ser o idealizador do projeto do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres (RS). Transferiu-se para Porto Alegre (RS), onde trabalhou como clínico no Hospital Psiquiátrico São Pedro de 1951 até 1977. Neste município também atuou no Hospital Santa Casa de Misericórdia, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Beneficência Portuguesa. Foi assessor do Ministro da  Previdência e Assistência Social, no final da década de 1970. Fez curso de cirurgia vascular em São Paulo em 1966. Casou com Maria Sefton de Azevedo em 1949, tiveram cinco filhos.

Fonte:

https://torres.rs.gov.br/2017/07/25/museu-historico-recebe-instrumentos-de-trabalho-primeiro-medico-de-torres/ Acesso em 11 de janeiro de 2022

.Informações fornecidas por Nelson Azevedo Ferreira da Silva

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política