BRUGGER, José Aloísio

Natural de Klausen (Alemanha), 27 de agosto de 1897 - 30 de junho de 2017. Fez seus estudos escolares na Alemanha. Formou-se em Medicina pela Universidade de Viena, tendo frequentado cursos nas Universidades de Munique, Innsbruck, Graz e Lipsia. Especializou-se em Cirurgia Geral. Chegou no Brasil, com sua esposa, em 1929. Realizou, nos anos de 1929 e 1936, viagens de estudos e aperfeiçoamento à Alemanha e, posteriormente, em 1940, ao Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1955 trabalhou em Hamburgo, na Alemanha, e em Viena, na Áustria, por um ano e meio. Desempenhou as funções de assistente das clínicas médicas dos Profis. Hochenegg e Salzer, de Viena. Atuou como médico cirurgião, ginecologista e obstetra, do Hospital N.ª S.ª da Pompéia de Caxias do Sul, cidade onde também exerceu clínica. Em 1998, o Hospital Nª Srª da Pompéia de Caxias do Sul, inaugurou o Centro de Memória Dr. José Brugger. Casou-se com Margarida Ederer Brugger e de seu matrimônio tiveram os filhos Walter, José, Herbert, Maria e Christine.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 490.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/noticia/2017/06/medico-jose-brugger-morre-aos-87-anos-em-caxias-do-sul-9829824.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política