BULCÃO, João de Araujo Aragão

Natural da freguesia de Nossa Senhora do Monte do Recôncavo, no Município de São Francisco do Conde (Bahia), 16 de outubro de 1874 - 28 setembro 1955, em Lavras do Sul (RS). Filho de João de Araujo de Aragão Bulcão (engenheiro em Ciências Físicas e Naturais pela Escola Politécnica de Paris, 1858) e Augusta Emilia Moniz de Aragão Bulcão. Fez os estudos primários no Colégio São Pedro, e os secundários pelo regime de exames parcelados em Salvador, em 1891. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1897, com a tese intitulada: “Docimasia pulmonar”. Especializou-se em Clínica Médica. Transferiu-se para o Rio Grande do Sul em 1898, como médico-adjunto militar, tendo servido durante dois anos em Rio Pardo (RS) como médico no Colégio Militar. Após, trabalhou por outros dois anos em Caçapava do Sul (RS), transferindo-se, a seguir, para Lavras do Sul (RS) e fixando residência. Foi Prefeito, eleito pela Frente Única, em 1935, em Lavras do Sul (RS). Casou com Luisa Luchsinger Bulcão em Rio Pardo (RS), 1899, de cujo matrimônio tem os seguintes filhos: João Luchsinger Bulcão (capitão médico do exército), Augusto L. Bulcão (farmacêutico), Carmem Bulcão Leria, Oscar L. Bulcão, Celeste Bulcão de Macedo, Breno L. Bulcão, (cirurgião-dentista), Dr. Lauro L. Bulcão (médico em São Sepé - RS), Gelsa Bulcão Odone e José L. Bulcão (oficial do exército).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 491.

http://www.familiasdobrasil.com.br/index.php?dest=familias_site&codigo=286&secao=historia

http://www.familiasdobrasil.com.br/index.php?dest=familias_site&codigo=1390&secao=artigos&verartigo=1556&tipo=publicados&pagina=1

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política