CAMPELLI, Giovanni

Médico Cirurgião italiano. Iniciou em Anta Gorda (RS) no início do século 20. Por volta de 1905 estabeleceu-se em Muçum (RS) e, no ano seguinte, transferiu-se para Encantado (RS) em 1906, onde fundou um lazareto, com consultório, farmácia, sala de operação e de tratamento intensivo. Em 1909, foi para Estrela (RS), alugando a clínica do Dr. Gabriel Schlatter, e a reinaugurou, como novos equipamentos. Foi convocado para atuar na 1º Guerra Mundial, voltando para Itália, em 1914, cedendo o espaço para o seu sócio, Dr. S. G. Leuenberger. Retornou ao Brasil, em 1919 e estabeleceu-se em Porto Alegre (RS) onde foi presidente efetivo do “Comitato Coloniale Italiano”, um órgão intermediário entre o Consulado da Itália e as colônias italianas, função exercida durante ao 50º aniversário da imigração italiana no RS, em 1925. Possuía o título de "Cavaliere". Faleceu na Itália, quando pretendia voltar ao Rio Grande do Sul. Publicou: “Cinquantanario della colonizazione italiana nel Rio Grande del Sur”. 1925. Consta ter falecido na Itália, durante uma visita aos familiares.

SCHIERHOLT, José Alfredo. À sombra de plátanos: história da saúde do vale do Taquari. 2ª ed. Lajeado: Evandraf, 1997, p.188.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política