CAÑELLAS, Ramão

Nascido em Uruguaiana (RS), em 20 de agosto de 1878. Aos 11 anos de idade foi para Barcelona, onde frequentou o Colégio dos Padres Escolápios, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona, em 1899, doutorando-se na Universidade de Madrid em 1900. Dedicou-se à Clínica Geral. Realizou cursos de aperfeiçoamento em hospitais de Paris, em 1900, ano em que também participou do Congresso Internacional de Paris. Retornou ao Brasil em 1901, iniciando a Clínica na sua cidade natal, onde desempenhou funções de médico-cirurgião no hospital de Caridade de Uruguaiana. Publicou um trabalho sobre ‘’ Cirurgia no tratamento da Tuberculose renal’’. Casou-se com Odith Leão Canellas.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.493.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política