CONTU, Paolo

Natural de Orani, Sardenha (Itália) 17 de ago. 1921- Porto Alegre (RS), 24 de dez. 1987. Filho de Priamo Contu e Maria Ângela Zicchi. Fez seus estudos primários e secundários em Romadiplomado. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Cagliari, Sardenha em 1947. Defendeu tese de Livre Docência, na Bolonha em 1953, tornando-se membro da Academia de medicina daquela cidade. Chegou ao Brasil, em 1954, a convite da Universidade de Pernambuco para assumir a cadeira de Anatomia da Faculdade de Medicina, até 1957. Transferiu-se para o Rio Grande do Sul. A convite do prof. Taufick Saadi, passou a lecionar Anatomia na Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS) em 1958. Publicou: "Anatomia de uma Imigração", no Diário Correio do Povo, 1973; CONTU, Paolo, OSÓRIO, Paulo. Anatomia Funcional Do Sistema Nervoso. Editora: UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1972”. Dedicou-se à Docência. Casou com Sônia A. Carvalho (médica), com quem teve os filhos Daniela e Paulo, que também formou-se em Medicina.

https://www.traca.com.br/livro/1002510/anatomia-funcional-sistema-nervoso/

SCHWARTSMANN, Leonor Carolina Baptista. Entre a mobilidade e as inovações:a presença de médicos italianos no Rio Grande do Sul (1892-1938). Tese apresentada como requisito para obtenção do grau de Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013, p.84.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política