CORRÊA, Pery Riet

Natural de Rio Grande (RS), 20 abr. 1915. Estudou no Ginásio Municipal Lemos Júnior, Rio Grande (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1937. Desempenhou as funções de Interno de Ambulatório de Clínica Médica de Mulheres, serviço do Professor Saint-Pastous; Interno de Urologia, serviço do Professor Homero Fleck; Interno da 20º enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), serviço do Professor Tomaz Mariante. Especializou-se em Pediatria e Higiene Infantil com o Prof. Florêncio Ygartua. Bacharel em História Natural pela Faculdade de Filosofia da PUC (RS), em 1946. Realizou estágio no Instituto de Biologia y Medicina Experimental de Buenos Aires, sob a direção do Professor Bernard Houssay (1945 e 1950). Estagiou no Best Institute da Universidade de Toronto, sob a direção do Professor James Campbell (1957-58). Atuou como Técnico do Laboratório Gayer, em Porto Alegre (RS); Livre-Docente de Fisiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS (Porto Alegre). Foi Professor de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Medicina de Rio Grande (RS), em 1970. Foi membro fundador da Sociedade de Fisiologia do RS e um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Rio Grande (RS). Foi nomeado membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS em 1965 Suas publicações: “Moderno conceito de clima no tratamento da tuberculose pulmonar", Arquivos Rio-Grandenses de Medicina; “Fisiologia do ácido ascórbico”, tese de concurso. Casou-se com Maria Antonia Hillcoat de Riet Corrêa, com quem teve três filhos: Roberto, Ana Maria e Nelson. Mudou-se em 1970 para Rio Grande, onde fundou a Faculdade de Medicina de Rio Grande. Faleceu em 1983.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.497-498.

https://www.facebook.com/muhmrs/posts/1322190701252959/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política