DIEFENTHAELER, Edgar

Natural de Porto Alegre (RS), 22 de julho de 1916 - 8 de fevereiro de 2009, em Porto Alegre (RS). Filho de Adolfo Diefenthaeler Sobrinho e Wilhelmina Heller Diefenthaeler. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS), em 1942, defendendo a tese “Contribuição ao estudo das queimaduras”. Ainda estudante, começou a trabalhar na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especialista em Cancerologia por estudos e estágios na Alemanha, no final das décadas de 1960. Estudou na Universidade de Munique com o Professor Walter Büngler, na época o mais famoso especialista em Patologia. Na Universidade de Heidelberg, com o professor Bauer, complementou sua especialização em cirurgia oncológica. Prof. Bauer é considerado o pai da cirurgia oncológica moderna e reconhecido por seu papel na reconstrução da Universidade de Heidelberg e da própria Alemanha, no pós-guerra. Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, da qual tornou- se Membro de Honra. Envolveu-se na criação do Serviço de Câncer, que originou o Hospital Santa Rita da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), no qual também foi Diretor. Como homenagem, o bloco cirúrgico do hospital foi batizado com seu nome. Na Alemanha, especializou-se em cancerologia nas universidades de Munique e Heidelberg. Foi Professor e fundador da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, atual UFSCPA. Assumiu cargos como a presidência da Sociedade Brasileira de Cancerologia, em 1963. Casou-se com Anna Helena Diefenthaeler, com quem teve quatro filhos: Edgar, Marília, Eunice e Eleonora.

 

https://heuser.pro.br/getperson.php?personID=I80&tree=heusers Acesso em 13 de janeiro de 2022.

DIEFENTHAELER, Edgar. Contribuição ao estudo das queimaduras. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, 1942. https://www.muhm.org.br/biografiasmedicas/biografia?id=410 Acesso em 13 de janeiro de 2022.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 502.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 113-115.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política