DIEFENTHAELER, Ervino Jacob

Natural de Porto Alegre (RS), 7 de dezembro de 1913 - 13 de julho de 1985, em Porto Alegre (RS). Filho de Adolfo Diefenthaeler e Wilhelmina Heller. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1940, com a tese ‘’ Alergia e Reações Tuberculíneas’’. Recebeu a medalha de Ouro "Prêmio Oswaldo Cruz" e o Prêmio Carlos Chagas, pela sua tese de doutoramento. Exerceu a profissão em Porto Alegre (RS). Médico Cirurgião, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia. Foi Professor de Ginecologia e Obstetrícia da UFRGS. Ingressou no Magistério Superior, como assistente do Professor Mário Totta em 1941. Em 1952 por concurso, conquistou a livre docência em Obstetrícia tornando-se Catedrático da sua especialização na UFRGS. Foi membro da diretoria da Associação Médica Brasileira, representante da UFRGS em vários Congressos Internacionais, destacando-se os mundiais de Moscou, Tóquio e Nova York. Foi Diretor do Hospital Moinhos de Vento, e Vice Diretor da Maternidade Mário Totta na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). Chefe dos serviços Obstétricos do Hospital de Clínicas, e Presidente do Instituto Brasileiro Alemão do RGS. Portador de várias Medalhas e Condecorações como: Mário Totta, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, do Congresso Latino Americano de Medicina do Trabalho, Cruz de Mérito (1a Classe) da República Federal da Alemanha, pelo intercâmbio Cultural e Científico entre o Brasil e a RFA. Casou-se com Udine Edith Volkmann, tendo 3 filhos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 502.

https://heuser.pro.br/getperson.php?personID=I5&tree=heusers

https://gen-db.heuser.pro.br/pt/getperson.php?personID=I1778&tree=Diefenthaelers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política