DIESEL, Oswaldo

Natural de São Sebastião do Caí (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1934. Exerceu clínica em Taquara (RS) e em 1937, transferiu-se para Três Coroas (RS), instalou seu consultório e modesto hospital na residência dos Robinson, onde se hospedou por 6 meses e mudou-se para o prédio da antiga Prefeitura. Por volta de 1945, com o apoio do Sr. Luciano Eckhard, proprietário da Olaria de Três Coroas (RS) que lhe forneceu os tijolos, e auxílio de moradores que doaram árvores para serem transformadas em madeira para a confecção de portas, janelas e telhado, foi construído o Hospital Dr. Oswaldo Diesel. Dia 28 de Dezembro de 1978 foi instalada a Comissão Provisória para transformar o Hospital em Sociedade Hospitalar, sob a presidência do Sr. Remitto René Haack. Em 1980 iniciaram-se os estudos para transformá-la em Fundação e no dia 26 de agosto de 1982 foi criada a Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, entidade com personalidade jurídica de direito privado, hospitalar, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 502.

https://www.fhdod.com.br/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política