DUARTE, Octávio Lupi

Natural de Santana do Livramento (RS), 3 de janeiro de 1906 - 3 de dezembro de 1976, Porto Alegre (RS). Realizou os estudos primários e secundários no Colégio Anchieta e Júlio de Castilhos em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1932, defendendo a tese “Reação de hintem no soro diagnóstico da sífilis”. Fez especialização em Clínica Geral e Obstetrícia, frequentou os cursos de Lepra e Tracoma, promovidos pela Delegacia de Saúde do RS e participou de jornadas médicas em Cruz Alta (RS), Porto Alegre (RS). Iniciou as atividades médicas em Porto Alegre (RS) com seu irmão Coradino Lupi Duarte. Posteriormente transferiu-se para Carazinho (RS) onde desempenhou as funções de médico-chefe do Posto de Higiene. Na década de 50, transferiu-se para Passo Fundo (RS), exercendo as atividades profissionais no Samdu (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência) e no Posto de Saúde, além de atender no Consultório particular e nos hospitais. Residia e atendia os pacientes junto à Farmácia Mauá. Nos anos 60, aposentou-se e passou a residir em Porto Alegre (RS), continuando a atuar na medicina.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/72-decada-de-1930

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 108.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política