DURÁN, Bernardo Pericás

Natural Barcelona na Espanha. Filho de Bernardo Pericás Moyá (médico formado pela Universidade de Barcelona e Madri. Fez pós-graduação em oftalmologia nos Estados Unidos, cursando o exclusivo South Bend College in Optics, em Boston. Estabeleceu-se em Curitiba (PR) a partir de 1919. Foi fundador da primeira ótica de Curitiba, as Óticas Americanas, e Paquita Pericás Durán. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Paraná (PR). CRM 0000611. Tornou-se cidadão brasileiro, realizou estudos no Instituto Santa Maria em Curitiba (PR). Dedicou-se a Clínica Médica, especializando-se em otorrinolaringologia. Realizou viagens de estudos para Rio de Janeiro e São Paulo e foi interno do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (PR). Casou-se com Raquel Chaves Silveira da Motta Pericás Durán, com quem teve os filhos: Bernardo Pericás Neto (diplomata) e Marisa Pericás.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 504.

https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/sogra-de-greca-morre-aos-94-anos-prefeito-cancela-agenda-6dugx8gbattq3fu9m6qqn6uca/

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/bernardo-pericas-neto

 https://www.crmpr.org.br/uploadAddress/18[3334].pdf

https://solardorosario.com.br/wp-content/uploads/2018/10/CuritibaLuzdosPinhais_digital_01.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política