FERNANDEZ, Valentim

Natural de Bagé (RS), 14 de Fevereiro de 1894. Estudou no Ginásio Nossa Auxilia­dora. Iniciou o curso acadêmico na Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS), transferindo-se para o Rio de Janeiro onde se formou em 30 de dezembro de 1919. Defendendo a tese: "Tratamento médico das prostatites blenorrhágicas". Especializou-se em Clínica Médico­cirúrgica. Publicou diversos trabalhos dentre os quais destacam-se: "Do tratamento médico das Prostatites Elenorrhagicas", "A Masia como complicação da Febre Tifoide", "Abcesso Pulmonar Metastatico em Septicemia Puerperal" e "Nephrites Pneumococcicas ". Desempenhou em Santa Maria as Funções de Médico da Prefeitura e da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários, dos Bancários, dos Serviços Urbanos e de Cirurgião do Hospital de Caridade local. Foi professor de Higiene e Clínica Médica da Faculdade de Farmácia de Santa Maria.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.509

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política