FERREIRA, Álvaro Barcelos

Natural de Porto Alegre (RS) em 25 de setembro de 1906 - 8 de outubro de 1978, em Porto Alegre (RS). Filho de Luiz e Julieta Barcellos Ferreira. Estudou no Colégio Dona Cecília Pasquier, Ginásio Anchieta e Instituto Ginasial Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1927. Especializou-se no Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires em Clínica Médica e em Geriatria. Na Faculdade de Medicina de Porto Alegre atuou como Professor de Clínica Médica de 1922 a 1927, e exerceu o cargo de Diretor. Trabalhou na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre de 1928 a 1939. Atuou como médico da Diretoria de Higiene do RS, na década de 30. Foi membro da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, da qual foi Presidente entre 1941 e 1943 e redator da Revista da instituição em 1936. No Simers atuou como Presidente nos anos de 1946-1947 e novamente em 1951. É patrono da cadeira nº 2 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Publicou: “O problema social do cardíaco”, In: FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.171-173. Propedêutica Respiratória, Buenos Aires, El Ateneo, 1947. Discurso na Posse da Cátedra de Clínica Médica Propedêutica na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Porto Alegre, 1934. Médico: “De Instituições de Caridade, Beneficências e Fundações”, Revista Brasileira de Medicina Pública, S. Paulo, v. 1, fasc. 7, jul./ago. 1945. Em sua homenagem há uma rua na cidade de Porto Alegre (RS) que recebeu seu nome. Recebeu a medalha comemorativa do Centenário do Nascimento do Barão de Rio Branco; a medalha Mal Caetano de Farias e a medalha Mal Hermes da Fonseca.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.509.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/alvaro-barcellos-ferreira/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política