FONTES Junior, Basilio

Nasceu em 28 de fevereiro de 1895. Estudou na antiga Escola Brasileira, do professor Ignácio Montanha, transferindo-se posteriormente para o Ginásio Anchieta, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 23 de junho de 1930, tendo defendido a tese “Vacinação pela anatoxina diftérica" que foi aprovada com distinção, com grau 10, pela banca composta pelos professores Raul Moreira, então diretor da Faculdade de Medicina, Dr Pereira Filho, que ocupava o cargo de Diretor do Laboratório Pereira Filho e Aurelyo Py. Foi médico da maternidade Dr. Mário Totta da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde atuou por cinco anos, chegando a ser, em 1934, Diretor da Maternidade, na ausência de Mário Totta. Especializou-se em diversos cursos realizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Porto Alegre (RS). Publicou trabalhos como “Hydrorréa decidual", “O aborto criminoso”. Casou-se com Dolores Celiberto Fontes.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.512.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política