FRAGOMENI, Luiz

Natural de São Gabriel (RS), 22 de dezembro de 1928 - 7 de julho de 1988, em Passo Fundo (RS). Filho de Geronimo Fragomeni e Helena Avanccini Fragomeni. Iniciou seus estudos no Colégio Marista de São Gabriel (RS) e o científico no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre (RS)), em 1957. Foi médico interno na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e no Sanatório Belém. Realizava plantões na região litorânea, em Torres (RS) e Maquiné (RS). Transferiu-se para Sarandi (RS) onde trabalhou por 10 anos. Em 1967, fixou residência em Passo Fundo (RS), atuando em sua especialidade de Anestesiologia. Por mais de duas décadas foi perito do INPS, tendo sido coordenador do Setor Médico da Perícia. Foi fundador da Unimed Planalto Médio, entidade que presidiu por 10 anos. Participou ativamente do movimento pró implantação da Faculdade de Medicina na Universidade de Passo Fundo (RS) e atuou como professor titular na cadeira de Anestesiologia e também exerceu o cargo de vice-diretor da Faculdade de Medicina. Também atuou na àrea de comunicação foi o fundador e sócio-proprietário da Rádio Uiapuru e Diretor da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão). Recebeu o título de cidadão passo-fundense. Patrono da Cadeira 24 da Academia Passo-Fundense de Medicina.

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 134-135.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/74-decada-de-1950

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política