GEYER, Carlos

Natural de Porto Alegre (RS), 13 de outubro de 1890 - 29 de novembro de 1975, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1914, defendendo a tese "Reação de Alderladen no diagnóstico da gravidez”. Clinicou em várias cidades do interior do RS, passando a dedicar-se aos trabalhos de Sorologia e Hematologia, tendo sido Chefe do Setor de Sorologia do Instituto Oswaldo Cruz, que então funcionava anexo à Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje integrante da UFRGS. Especializou-se em Sorologia. Realizou viagens de estudos à Europa. Exerceu a profissão em Porto Alegre. Fundou o Laboratório Geyer em 13/06/1925, iniciou suas atividades em um sobrado da Praça XV de Novembro, sendo mais tarde transferido para a Avenida Otávio Rocha em Porto Alegre (RS). Em 1962 o laboratório mudou-se para a sua sede própria e definitiva, projetada especificamente para operar como laboratório, situada à Praça XV de Novembro, n° 16. Em 1974, os setores de Anatomia Patológica e Citopatologia foram instalados nas dependências do Hospital Ernesto Dornelles, prestando serviço também a vários Hospitais de Porto Alegre. Em 2006, os setores de Anatomia Patológica e Citopatologia foram transferidos para a Avenida Ipiranga, 2511 – 3° andar. É um dos poucos laboratórios do RS com atividade em duas áreas distintas de diagnóstico médico: Análises Clínicas e Anatomia Patológica. Casou-se com Zélia A. Geyer.

 

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/71-1904-a-1930 Acesso em 26 de julho de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 73-75.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 515.

http://www.labgeyer.com.br/laboratorio

Relato do Vereador Elói Guimarães, na Sala de Sessões da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, datada de 18 de março de 1980.

Relatos da entrevista pessoal com os familiares médicos do Dr. Carlos Geyer.

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política