GIURIOLO, Attilio

Natural de Arzignano, província de Vicenza (Itália), 8 de outubro de 1870. Fez os estudos primários em Vicenza (Itália), tendo concluído o curso secundário no Liceu de Vicenza. Formado pela Universidade de Pádua. Iniciou suas atividades profissionais na clínica dirigida pelo Prof. De Giovanni, em Pádua (Itália), por dois anos. Realizou viagens de estudos a Paris, onde frequentou os cursos de Venereologia e Dermosifilopatia no Hospital Lariboisiere. Transferiu-se para o Brasil, no início do século XX. Exerceu medicina em Veranópolis (RS). Atuou em Vacaria (RS), no diagnóstico da peste bubônica. Na cidade de Vacaria (RS) há uma rua com o nome de “Dr. Attílio Giuriolo”. Casou-se com a Aida Rotini Giuriolo, tendo desse matrimônio um filho, João Giuriolo, formado em Odontologia.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 515.

SCHWARTSMANN, Leonor Carolina Baptista. Entre a mobilidade e as inovações:a presença de médicos italianos no Rio Grande do Sul (1892-1938). Tese apresentada como requisito para obtenção do grau de Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013, p.66, p.209.

https://livrozilla.com/doc/1014747/vacaria-a%C3%A7oriana---francisco-appio

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política