GOMES, Apollo Corrêa

Natural de Quaraí (RS), 27 de fevereiro de 1912. Fez os estudos primários e secundários no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e no Ginásio Anchieta em Porto Alegre (RS). Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1936, defendendo a tese "Problemas clínicos relativos aos diagnósticos das colédocopatias". Especializou-se em Medicina Interna e Doenças Cardiovasculares e do Aparelho Digestivo, tendo frequentado, no Rio de Janeiro, cursos de aperfeiçoamento de Clínica Médica, como assistente, no Hospital Estácio de Sá, Serviço do Professor Annes Dias; de Tuberculose, sob a direção do Prof. Clementino Fraga; de Diabete, com o Professor Annes Dias; e de Doenças do Aparelho Digestivo e da Nutrição, com o Professor Sálvio Mendonça. Desempenhou as funções de assistente internista do Serviço de Ginecologia do Professor Martim Gomes, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e de chefe de Clínica da 2° Cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da mesma capital, ocupando posteriormente o cargo de 1. ° assistente de Clínica Médica da 28° Cadeira de Clínica Médica e as de livre-docente de Clínica Médica; de assistente do Serviço de Clínica Médica da Cadeira de Ginecologia da Faculdade (Enfermaria Santa Terezinha). Recebeu o Prêmio Miguel Couto (medalha de ouro), conferido pela Faculdade de Porto Alegre como autor do melhor trabalho de clínica médica apresentado em 1936 e foi membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Também exerceu a profissão em Porto Alegre-RS. Publicou: tese do curso de Livre Docência, da II Cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1940 "O desequilíbrio ácido-básico intestinal na intoxicação alimentar".

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 515-516.

http://www.muhm.org.br/biografiasdigitalizadas/05103d6ba26208a36c2d95a034b9340d/ati_312.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política