GONÇALVES, Carlos José

Natural de Jaguarão (RS), 18 de fevereiro de 1914. Iniciou os estudos primários em Jaguarão (RS), e o secundário no Ginásio Catarinense, em Florianópolis (SC). Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 19 de Dezembro de 1940, especializando-se em Cirurgia e Clínica Geral. Realizou viagens de estudos ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, tendo frequentado o Curso de Proctologia do Professor Pitanga Santos. Desempenhou funções de monitor da Cadeira de Microbiologia da Faculdade de Porto Alegre, regida pelo Professor Pereira Filho; e foi interno do Serviço de Cirurgia Geral e Ginecologia do Dr. Alfeu Bica de Medeiros. Foi Diretor Técnico do Hospital São Francisco de Santa Lúcia do Piaí, em São Sebastião do Caí, onde exerceu atividades profissionais. Publicou em colaboração com o Dr. Alfeu Bica de Medeiros, o trabalho "A leo-transversostomia prévia no tratamento dos tumores do cólon ascendente".

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 517.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política