ASSIS BRASIL, Mário de

Natural de São Gabriel (RS), 24 ago. 1892. Filho de Diogo de Assis Brasil e Mariana Gonçalves de Assis Brasil. Iniciou os estudos em Taquari (RS), posteriormente fez o Ginásio dos Maristas, em Santa Maria (RS), e no Instituto Ginasial Júlio de Castilhos, em Porto Alegre (RS). Iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, finalizando o curso na Faculdade de Medicina do RJ em 1917, com a tese “Contribuições ao estudo da febre no trabalho de Parto”. Foi médico em Alegrete (RS) por 15 anos e após radicou-se em Porto Alegre. Especializado em Pediatria e Puericultura. Em 1926 participou do Congresso Médico de Porto Alegre e do Congresso Médico de Rio Grande em 1928. Publicou: “Leite de vaca para crianças” em 1928; “Helioterapia na infância” em 1928; “Um caso de vômito habitual do latente de forma grave”,1917; “Como devo cuidar meu filho? princípios fundamentais de puericultura. ed. Liv. Globo: Porto Alegre, 1940 (prefácio Dr. Florencio Ygartua)”; “Idéias atuais sobre a epidemiologia e o tratamento da paralisia infantil”, conferência proferida em 1936, separata do Arquivo Rio-Grandense de Medicina, P. Alegre, Gundlach, no 7, jul 1936. “Fundamentos de Puericultura Pré-Natal”, Jornada Brasileira de Puericultura e Pediatria, P. Alegre. Casou-se com Marina Fonseca Brasil, com quem teve os filhos Heloisa, Edmundo e Renato.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.482.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política