ILHA, Telmo

Natural de Passo Fundo (RS), 14 de Agosto de 1915 - 07 de setembro de 1988. Filho de Almiro Cidade Ilha e Rosinha Lângaro Ilha. Fez seus estudos primários e secundários no Ginásio Nossa Senhora da Conceição em Passo Fundo (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1939. Especializou-se em Pediatria. Frequentou o curso de aperfeiçoamento da Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil do Dr. Décio Martins Costa e o Curso de aperfeiçoamento em Técnica Operatória do Dr. Bruno Marsiaj. Desempenhou funções de auxiliar nas da cadeira de Histologia da Faculdade de Medicina, foi interno do Serviço de Pediatria do Dr Décio Martins Costa, interno da Maternidade e da Enfermaria Otávio Souza, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Foi médico do DES, diretor do Hospital de Caridade e professor de Dietética Infantil e Puericultura, de Propedêutica Médica e Patologia Interna da Escola de Enfermagem e de Parteiras Práticas de Passo Fundo (RS). De 1967 a 1969 foi delegado da Seccional de Passo Fundo da Associação Médica do RS. Foi membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. É patrono da Cadeira 39 da Academia Passo-fundense de Medicina. Foi médico fundador da Unimed Planalto Médio. Casou-se com Laura Azambuja Ilha, tendo desse matrimônio um filho de nome Norton.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.520.

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 169-170

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política