KRONFELD, Siegfried

Natural de Viena (Alemanha), 1911 - 1986. Diplomou-se em Medicina na Universidade de Viena, 1936. Foi livre docente na Universidade de Viena. Emigrou em 1938 para o Brasil, instalou-se em Bagé (RS) e após dois anos se transferiu para Porto Alegre (RS). Dedicou-se à clínica, cirurgia, radiologia e radioterapia, atuando no Serviço de Radiologia e Combate ao Câncer do Prof. Saint Pastous, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Fez vários cursos de especialização e pós-graduação nos Estados Unidos e na Áustria, adquirindo formação psicanalítica. Foi um dos fundadores do Círculo Vienense de Psicologia Profunda, ligado ao Grupo Psicanalítico de Viena. Chefiou o Hospital Psiquiátrico Binswanger, em Kreuzlingen, Suíça. Retornou a Porto Alegre (RS) dedicando-se a psiquiatra, atendendo em seu consultório à rua Senhor dos Passos. Era poliglota dominando seis idiomas. Tinha como passatempo a pintura, marcenaria, botânica, astronomia, astrologia e remo.

PREGER, Claus Michael. Médicos alemães, húngaros e austríacos no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton; et al. Museu de História da Medicina - MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p. 136.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política