LENZ, Amauri Appel

Natural de Santa Maria (RS), 6 de março de 1895. Filho de João Lenz e Lídia Appel Lenz. Estudou no Ginásio Municipal de Santa Maria (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1917, defendendo a tese: “Contribuição ao Estudo da Rotura do Utero”. Especializou-se em ginecologia. Foi interno, por concurso, da 2º enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ, a cargo do professor Austregésilo e da Maternidade de Laranjeiras, serviço do professor Fernando Magalhães. No RS foi médico ginecologista em Santa Maria (RS), e Cirurgião do Hospital de Caridade de Santa Maria. Também atuou como Chefe do Posto Médico da Policlínica da Caixa de Pensões da Viação Férrea do RS (VFRGS), em Santa Maria (RS). Foi Prefeito de Santa Maria de 1935-1937. Catedrático da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Medicina de Santa Maria. Publicou: Discurso, proferido no Centro Cultural de Santa Maria, na Poliantéia Comemorativa do Centenário de Nascimento do Dr. Astrogildo Azevedo, em 30 set. 1967; Publicou artigos sobre medicina e política. Participou do 9° Congresso Médico Brasileiro, realizado em Porto Alegre em Outubro de 1926. Entre os trabalhos publicados destacam-se: “Um caso de Púrpura” e “Molluscum Contagiosum”. Casou-se com Luzia Portinho Corre Sampaio Lenz, tendo cinco filhos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.524.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política