LIMA, Heitor Masson Cirne

Natural de Porto Alegre (RS), 19 de julho de 1912 - 1º de fevereiro de 1994, em Porto Alegre (RS). Filho de Elias Cirne Lima, professor e diretor da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, e de Judith Machado Masson Cirne Lima. Foi casado com Carmem Chaves Barcellos e teve 10 filhos: Paulo Roberto, Cláudio Luís, José Francisco, Pedro, Henrique Lucas e João Batista, Maria Isabel, Ana Maria, Maria Teresa e Maria Beatriz. Ingressou na Faculdade de Medicina de Porto Alegre e concluiu o curso em 1931, tendo apresentado a tese: Contribuição ao estudo experimental do choque traumático. O professor Heitor iniciou-se no magistério logo após sua formatura, tendo sido nomeado primeiro assistente de clínica médica em 25 de julho de 1932. Em 31 de outubro de 1934 foi nomeado primeiro assistente de clínica cirúrgica. No ano de 1935, defendeu sua docência livre na disciplina de Clínica Propedêutica Cirúrgica, e, em 1939, sua segunda docência na disciplina de Anatomia e Fisiologia Patológica. Em 22 de novembro de 1939 foi nomeado docente livre desta disciplina. Fez sua formação complementar com o professor Bingler da Alemanha, que, na época, estava cedido à Escola Paulista de Medicina. De volta a Porto Alegre, iniciou seu trabalho na Santa Casa de Misericórdia da cidade, criando ali o Serviço de Cancerologia, inicialmente sediado na Enfermaria 40 e, mais tarde, no Hospital Santa Rita. Na Santa Casa, foi um irmão sempre presente, extremamente ativo e participativo. Foi decisivo nos momentos de transição da Faculdade Católica para Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Ele foi diretor da Faculdade por mais de 16 anos. Quando da fundação da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, o professor Heitor Cirne Lima foi escolhido para integrá-la como membro fundador. Ocupou a cadeira de número 58, que tem como patrono o professor Octávio de Souza.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.496 - 497.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/heitor-cirne-lima/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política