AZAMBUJA, Catharino Raphael de

Natural de Porto Alegre (RS), 10 de jan.1880 - 20 de ago. 1946. Filho de Rafael Fortunato Xavier de Azambuja e Leocádia de Azambuja Villanova Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1906. Após a formatura passou a residir em Cruz Alta (RS). Residiu por algum tempo em Tupanciretã (RS), onde clinicou até 1918, ano em que se mudou definitivamente para Cruz Alta (RS). Foi Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta (RS). Realizou viagens de estudos à Europa, onde fez cursos de aperfeiçoamento. Publicou: “Tratamento das febres tíficas e paratíficas pelas injeções intra-venosas de vacinas”, com o qual concorreu no evento Jornadas Médicas de Cruz Alta; Sob o pseudônimo de Zeca Pitanga, escrevia poemas. Foi eleito Deputado Estadual pela Assembléia Legislativa do RS, doando seus vencimentos para o Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (RS). Casou-se com Maria Augusta Veríssimo, com a qual teve dois filhos: Raphael e Adriana.

https://www.geni.com/people/Catarino-Rafael-Azambuja/6000000020460641362

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.482.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política