LOPES, Ernani

 

Natural de Porto Alegre (RS), em 17 de março de 1885 -  faleceu em 05 de julho de 1969, Rio de Janeiro (RJ). Filho de Francisco C. Lopes. Estudou na Escola Brasileira, em Porto Alegre (RS), até 1899. Formou-se em Farmácia pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1902 e em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1911 com a tese “Contribuição clínica ao estudo da arteriosclerose cerebral”, onde trabalhou por um período como Livre Docente nas Cadeiras de Clínica Psiquiátrica e Moléstias Nervosas e de Clínica Neurológica. Especializado em Psiquiatria.  Atuou no Rio de Janeiro (RJ) como Diretor do Hospital Gustavo Riedel, no Engenho de Dentro entre 1943 e 1961, Médico interno do Hospital Nacional de Alienados e editor dos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental. Em 1927, fundou a Semana Antialcoólica do Brasil. Foi membro da Liga Brasileira de Higiene Mental; Academia Nacional de Medicina; Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal; Associação Antialcoólica de São Paulo; Sociedade Médica de Porto Alegre; Société Française de Psichologie; Ateneu Hispano-Americano de Buenos Aires (Argentina) e Liga Nacional contra el Alcoohol, de Montevidéu (Uruguai). Além de Médico e Farmacêutico, foi poeta, biógrafo e ensaísta. Usou os pseudônimos de Lineu Sepa e Pelino Senra. Entre as obras publicadas estão: “Paulo Afonso Costa”, biografia, Rio de Janeiro, 1913. “Clínica do Complexo Estupor em Neuropsiquiatria e Pugnacidade e Pré-Demência Precoce”, dois estudos num só tomo, id, tip. do Jornal do Comércio, 1922. “Balas de Estalo, versos e adágios”, ibid., 1938. “Eugenia e Higiene Mental”, estudo, id, Serviço Nacional de Doenças Mentais, 1943. “Vinte e Nove Poemas”, id, tip. do Jornal do Comércio, 1955. “A Poesia, a Arte e o Bom Senso Contra o Alcoolismo”, antologia, ibid, 1955. “Herédia e Herediólogos”, ensaio, ibid, 1958. “Meu Jardim Carioca e Outros Poemas”, com prefácio de Rodrigo Otávio Filho, id, Ed. Americana, 1964. “Na floresta”, poema, Correio do Povo, P. Alegre, 18 set. 1904. “No centenário de José Rivera Indarte”, dois artigos, Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 19 e 26 ago. 1945. “Rafael Obligado (no Centenário de seu Nascimento)”, id, ibid, 21 e 28 jan. 1957. “A educação dos adolescentes no estrangeiro”, rev. Pediatria e Puericultura, Rio de Janeiro, v.17, n.1, set. 1957. Os Meios de Ação da Profilaxia e da Higiene Mental, conferência na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, abr. 1925. Casou-se com Juana M. Lopes, cirurgiã ginecologista da Colônia de Mulheres Psicopatas de Engenho de Dentro.


FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943.

ACORSSI, Giulia Engel. “Ernani Lopes”. Médicos que atuaram no Hospital Nacional de Alienados (blog). In: Biblioteca Virtual em História do Patrimônio Cultural da Saúde, 2018. http://hpcs.bvsalud.org/vhl/temas/historia-saberes-psi/medicos

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_08&pesq=ernani%20lopes&hf=memoria.bn.br&pagfis=136826

CARRARO, Mariana. Corrigir e ajustar: as propostas para a educação nos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental (1925-1947) Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, 2022. 125p. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/16649/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Mariana_final.pdf?sequence=1

WEGNER, Robert; SEBASTIÃO DE SOUZA, Vanderlei. Eugenia ‘negativa’, psiquiatria e catolicismo: embates em torno da esterilização eugênica no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.scielo.br/hcsm.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política