LOPES, Jesus Mário Flores

Natural de Santana do Livramento (RS), 19 de novembro de 1908 - 18 de janeiro de 1982, em Porto Alegre (RS). Realizou os estudos primários e secundários em Santana do Livramento (RS), concluindo o científico em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1938. Iniciou suas atividades profissionais em Iraí (RS), como auxiliar médico. Ingressou na Saúde Pública em 1940. Foi chefe dos Postos de Higiene em São Francisco de Assis (RS), São Vicente do Sul (RS), Santa Maria (RS) e Passo Fundo (RS) em 1946. Participou da elaboração do projeto de construção do novo prédio do Centro de Saúde, inaugurado em 1958. Foi médico sanitarista e participou de diversos cursos na área de Saúde Pública, Dermatologia, Leprologia, no Departamento Nacional de Saúde, no Rio de Janeiro. Realizou importantes campanhas visando a erradicação de enfermidades, como combate à poliomielite. Organizou o Dispensário da Tuberculose, o Serviço de Dermatologia Sanitária, em Passo Fundo (RS) e na região. Organizou os serviços especializados do Centro de Saúde, para o tratamento do pré-natal e higiene infantil. Foi Professor da cadeira de Puericultura na Escola Normal Fagundes dos Reis, em Passo Fundo (RS). Foi membro da academia Passo-Fundense de Letras, presidente do Rotary Clube de Passo Fundo e presidente da Coligação dos Servidores Públicos do RS. Durante 27 anos exerceu cargo de chefia do Centro de Saúde de Passo Fundo. Foi presidente da AMRIGS (Associação Médica do RS), seccional de Passo Fundo (1961-1963). Transferiu residência para Porto Alegre (RS) em 1974. É patrono da cadeira 24 da Academia Passo-Fundense de Medicina.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 525.

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 141 - 142.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política