LOUZADA, Antônio Peyrouton

Natural de Porto Alegre (RS), 8 de agosto de 1905 - 9 de março de 1974, Porto Alegre (RS). Filho do General Hymeneu da Cunha Louzada e de Eugênia Guilhermina Peyrouton Louzada. Fez seus primeiros estudos no antigo Colégio Militar. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1926. Durante a faculdade exerceu várias atividades acadêmicas, como Secretário do Centro Acadêmico Sarmento Leite e Interno na Antiga Assistência Pública, por dois anos. Depois de formado, ingressou na Assistência Pública Municipal, onde trabalhou por trinta anos, atingindo o cargo de Chefe dos Serviços Médicos do hospital de Pronto-Socorro, também atuou como Chefe de Clínica, do Serviço de Cardiologia e do Centro de Estudos deste hospital. Cedo abraçou a carreira no magistério da Faculdade de Medicina como professor-assistente. Foi Livre Docente da Cadeira de Patologia Geral (1933) e, depois, na Cadeira de Doenças Tropicais e Infecciosas (1943). Defendeu tese de livre docência “Da Colibacilemia no decurso da febre tifóide”, em 1943. Foi um dos pioneiros em apresentar nas suas aulas teóricas projeções de slides, que muito serviram para ilustrar suas aulas sobre moléstias transmissíveis. Chegou a Professor Catedrático, desta última cadeira em 1955, defendendo a tese “A brucelose humana: contribuição ao seu estudo”, em concurso onde obteve a melhor nota. Dedicou-se ao ensino e à pesquisa, tendo publicado inúmeros trabalhos científicos e sido homenageado por várias turmas de doutorandos, sendo escolhido paraninfo em 1956. Foi Chefe de Clínica e diretor da Enfermaria 16 da Santa Casa de Porto Alegre, hoje transformada em Instituto de Doenças Infecciosas e Parasitárias Professor Antônio Louzada, de onde recebeu a Medalha de Honra ao Mérito, por 50 anos de serviços prestados. Foi Presidente do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paula, no qual prestava atendimento aos pobres. Publicou: Diagnóstico Clínico e Laboratorial da Doença do Dr. Weil, 1941; Meningite Pneumocócica, 1941; Problema da Esterilização dos Doentes de Lepra, 1942; Imunidade Natural da Lepra, 1943; Insuficiência e Aneurisma, 1945; e outras. Casou-se com Derma Zanini, e tiveram sete filhos (dos quais 5 são médicos).

 

Arquivos da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. O Bisturi, Órgão Oficial do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da Faculdade de Medicina de Porto Alegre.

Relato do Vereador Larry Pinto de Farias na Sala de Sessões datada de 26 de setembro de 1977, aprovado pela Comissão de Vereadores representada por Ibsen Pinheiro, Cleon Guatimozim, Rafael dos Santos e Vicente Dutra.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 526.

COSTA, Junqueira, Gil www.fuj.com.br

http://www.muhm.org.br/biografiasdigitalizadas/05103d6ba26208a36c2d95a034b9340d/ati_439.pdf http://memoria-africa.ua.pt/Catalog.aspx?q=TI%20a%20brucelose%20humana&p=1

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 37-39.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política