MACHADO, Leônidas Soares

Natural de Porto Alegre (RS), 6 de outubro de 1900. Estudou no Ginásio Anchieta, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1924. Iniciou sua carreira médica no interior do RS. Foi médico chefe do Serviço de Bioestatística do Departamento Estadual de Saúde de Porto Alegre, em 1943 e, mais tarde, Secretário de Estado de Saúde e Meio Ambiente. Membro da Sociedade de Higiene e Saúde Pública do RS, da qual foi um dos fundadores em Porto Alegre, 1939. Foi fundador da Escola de Auxiliares de Enfermagem, participando do Conselho Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória, na qual atuou também como médico do Serviço Social da paróquia. Durante a ocupação destes cargos apresentou inúmeros trabalhos em congressos relacionados com o sanitarismo básico. Publicou: Legislação Profissional (coletânea de decretos e regulamentos pertinentes às profissões de médico, dentista, farmacêutico, químico, parteira, etc.), P. Alegre, 1938; “Causas da mortalidade infantil”, In: Congresso Nacional de Medicina, 3. Anais, P. Alegre, v.4, 1940; “O paludismo no Rio Grande do Sul”, In: FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 169-170; “Óbitos por tuberculose (todas as formas) nos municípios do Rio Grande do Sul no triênio 1941-1943”, Congresso Nacional de Tuberculosos, 3. Anais, Salvador, 1946; “A poliomielite aguda no Rio Grande do Sul”, Congresso Brasileiro de Higiene, 7. Anais, S. Paulo, 1948; “A mortalidade materna no Rio Grande do Sul”, Jornada Brasileira de Puericultura e Pediatria, 4. Arquivos, P. Alegre, 1950; “A febre tifóide no Rio Grande do Sul”, Anais do Cinqüentenário da Fac. de Med. de P. Alegre, P. Alegre, 1951. Casou-se com Lisete Debize Machado.

 

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 527.

https://www.ufrgs.br/famed/?option=com_content&view=article&id=71:1904-a-1930&catid=20:formados-medicina-alunos Acesso em 11 de janeiro de 2022.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 208-209.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política