MACIEL, Pedro de Lorenzi

Natural de Santana do Livramento (RS), 1911 - 1956, em Porto Alegre (RS). Filho de Palmira de Lorenzi e João Patrício Maciel. Fez seus estudos, primeiro na Escola Primária de sua mãe, Palmira de Lorenzi Maciel. O Ginásio estudou no Colégio Maristas Santa Maria e Ginásio Santana, em Santa Maria (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1932. Especializou-se em Radiologia na Universidade de Sorbone, na França. Fez curso de aperfeiçoamento em clínica cardiológica na Universidade Ana Arbor nos Estados Unidos. Exerceu a profissão em Santiago (RS) por 4 anos. Transferiu-se para Santana do Livramento (RS) participando do corpo médico do Instituto de Radiologia. Foi para Herval (RS) e posteriormente para Porto Alegre (RS), para atuar como integrante do Instituto de Radiologia Clínica, sob a orientação do professor Saint Pastous. Em Itaí, distrito de Ijuí (RS), construiu um Hotel Saúde das Águas Minerais do Itaí, com piscina (que era administrado pelo seu irmão, Peixoto Maciel), hospedou muitos doentes e pessoas que vinham jogar no cassino que havia aqui. Conforme relatório municipal de 1934, dizia que quanto à fonte explorada pela Firma do Dr. Pedro Maciel & Cia, havia sido visitada por mais de 2.400 pessoas. Há uma escola que leva seu nome “E.E.E.F Pedro Maciel”, em Ijuí (RS), criada em 1969. Publicou diversos trabalhos sobre suas especialidades. Desempenhou um papel importante no incentivo da educação rural em Ijuí (RS) com as águas termais. Casou-se com Lucí Bordini, não tiveram filhos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 527.

http://escolapedromaciel.blogspot.com/2008/11/biografia-de-pedro-maciel.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política