MANGEON, Gilberto

Natural de MG, 21 de junho de 1907. Fez estudos primários e secundários no Ginásio Anchieta, em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS) em 1936. Especializou-se em Dermatologia e Leprologia, tendo realizado curso pelo “Centro Internacional”, além de realizar curso de aperfeiçoamento em Urologia em 1937. Ingressou no Departamento Estadual de Saúde, desempenhando, em maio de 1939, como contratado, as funções de médico leprologista, no Hospital de Emergência para leprosos (anexo ao hospital de isolamento). Foi o Primeiro Médico-chefe do Hospital Colônia Itapuã em 1940. Residiu na Instituição durante sua gestão. Publicou em 1940 “A profilaxia da Lepra no Rio Grande do Sul” juntamente com o Dr. José Pessoa Mendes. In: Arquivos do Departamento Estadual de Saúde, Vol.I, 1940; “Propaganda contra a Lepra e os meios eficientes de realizá-la” e, “O Problema da Lepra no Rio Grande do Sul”. In: FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 167-169. Ministrou o curso de Leprologia de 1939 a 1940 para médicos do Departamento Estadual de Saúde do RS, com a colaboração do Dr. José Pessoa Mendes.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 529.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política